o que é a AJUDADA

1. o que é a AJUDADA quem somos | onde estamos

A palavra AJUDADA remete na sua origem tradicional para o auxílio que os pequenos agricultores se prestavam reciprocamente nos trabalhos do campo.

O termo, conceito e prática da ‘ajudada’, terá sido recuperado e actualizado recentemente, ali perto, no ‘distrito do Andanças’, com o encontro da Ajudada de Portalegre, em 2013:

O nome do encontro – ‘AJUDADA’ -, refere-se a uma prática antiga de entreajuda na qual as pessoas da comunidade se juntavam para apoiar os trabalhos do campo de cada um. Na “Ajudada” participavam homens, mulheres, crianças, anciãos, e a todos cabia uma tarefa em particular. O esforço e a responsabilidade partilhados aliviavam a dureza do trabalho, que terminava sempre com um momento de celebração colectiva. Queremos actualizar este conceito para os dias de hoje e ver o espírito da AJUDADA replicado em todas as acções previstas para este encontro.” (in AJUDADA Portalegre 2013 e economia da dádiva, para mais informações consultar:  http://www.ajudada.org/pt/default.html#/descricao_detalhada ).

Isto, no mesmo ano em que o Andanças, em crescimento, revisão e actualização de si mesmo se mudava, então, para a Barragem de Póvoa e Meadas, concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre. Duas novas e relevantes iniciativas pioneiras, maiores, de grandes ‘cavalos brancos alados’ a sobrevoar e a pousar ao mesmo tempo, no mesmo território, a semear mudanças para um novo mundo!…

Este é o espírito. Estamos aqui para ajudar com o nosso tempo, energia, iniciativa, recursos pessoais e boa vontade.

Este é o blogue da rede AJUDADA Andanças 2016, que se manterá activa enquanto for útil e os seus elementos assim o desejarem.

 

“It is important to understand how much your own happiness is linked to that of others.

Theres is no individual happiness totally independent of others.”

The 14th Dalai Lama

Logo AJUDADA (v. FINAL verde texturado) - pequeno.jpga AJUDADA Andanças 2016 é um movimento solidário, espontâneo e livre, por isso, independente de qualquer organismo, instituição ou associação, e desenvolvido por pessoas a título individual, voluntária e graciosamente, para apoio àqueles que foram lesados pelo incêndio de 3 de agosto, no estacionamento do festival Andanças de 2016, em Castelo de Vide.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s