apoio financeiro

3.1. COMO apoiar apoio financeiro | apoio profissional | apoio material/logístico

encerrou a 31 de agosto de 2017 a campanha de recolha de fundos para o apoio financeiro desta AJUDADA – obrigado pelo seu interesse.

Encontramo-nos agora numa fase de distribuição do fundo angariado pelas pessoas lesadas inscritas, de acordo com os critérios seleccionados pela maioria dos inquiridos on-line, conforme se descreve nesta secção (ver p.f. pontos em baixo).

Quem quis contribuir para o apoio financeiro às pessoas lesadas pelo incêndio de 3 de agosto de 2016 no festival Andanças, pôde fazê-lo ao longo de cerca de um ano, desde o início desta Ajudada (em Setembro de 2016), de diferentes maneiras, entre outras:

  • donativo – em dinheiro, para o Fundo Geral Comum da AJUDADA Andanças 2016, através de NIB/IBAN que foi indicado nesta secção (p.f. ler também os pontos seguintes desta página); ou, em alternativa, directamente para as contas de pessoas ou grupos lesados (ver as secções apoio profissional, e INICIATIVAS);
  • patrocínio/financiamento – de projectos, por exemplo, através do apoio financeiro a iniciativas de crowdfunding (co-financiamento); ou do patrocínio financeiro de actividades e eventos solidários para angariação no âmbito desta AJUDADA, ao abrigo da lei do mecenato (ver também as secções apoio material/logístico, e INICIATIVAS).

Procurando manter a máxima transparência deste processo, foi criada em dezembro de 2016, por um grupo independente de titulares eles próprios também lesados pelo incêndio, uma conta solidária no Banco CTT. O NIB/IBAN desta conta bancária oficial de angariação para o Fundo Geral Comum da AJUDADA Andanças 2016, foi publicamente divulgado ao longo de todo este período. Esta conta bancária/Fundo Geral Comum foi gerido conjuntamente em articulação com a coordenação desta AJUDADA.

Ao longo dos cerca de nove meses desta campanha de angariação foi sendo actualizado e publicado nesta secção o total acumulado no Fundo Geral Comum. Bem como, se foi dando conta neste blogue das diversas iniciativas de apoio e angariação que nos chegaram ao conhecimento (ver secção 4. INICIATIVAS).

Para mais informações sobre os montantes angariados e sua gestão, p.f. ver pontos que se seguem nesta página (abaixo): fundo geral comum critérios e processo de distribuição dos fundos.

Esta conta solidária esteve activa enquanto durou a campanha de angariação: de dezembro de 2016 até 31 de agosto de 2017.

 

SaldoAjudada_20170919.jpg

fundo geral comum

8.127,35 €

(total final angariado – de dezembro 2016 a agosto 2017)

Este é o valor total angariado para o Fundo Geral Comum da AJUDADA, desde que foi criado e divulgado publicamente no final de 2016 (dezembro), com um primeiro depósito de 1.842,22€ – receita da tertúlia solidária organizada pela Tradballs em Lisboa, a 30 de novembro (já aconteceu). Obrigado a todos amigos e grupos que se solidarizaram com esta causa e doaram o seu nome (titulares da conta solidária), o seu tempo,  sua arte e o seu trabalho para ajudar outros, neste movimento.

Como a generosidade e a boa vontade das pessoas é grande, foram organizados vários eventos de angariação de fundos para ajuda a pessoas/grupos lesados específicos, por iniciativa autónoma de amigos ou colectividades próximas, que se integram no movimento solidário informal que é esta Ajudada e, em muitos casos, sob a mesma designação de AJUDADA Andanças 2016. Na maior parte dos casos, as receitas destas iniciativas reverteram directamente a favor das pessoas/grupos beneficiários pré-definidos e anunciados pelas respectivas organizações (já aconteceu). E não estão, por isso, incluídos nem foram contabilizados neste balanço do Fundo Geral Comum.

Esta angariação através de uma conta solidária única, para um Fundo Geral Comum, destinou-se a ajudar de um modo mais alargado as pessoas da massa anónima de lesados (que tiveram as suas viaturas sinistradas e perderam bens no incêndio) e que manifestaram o seu interesse em receber apoio financeiro da AJUDADA, através do preenchimento do Questionário on-line realizado por esta rede de apoio (ver p.f. ponto seguinte: critérios e processo de distribuição dos fundos).

 

critérios e processo de distribuição dos fundos

Divulgamos neste ponto as informações sobre os critérios e o processo de distribuição do Fundo Geral Comum para o apoio financeiro alargado, que nos foi possível, às pessoas lesadas que o solicitaram na sequência do Questionário on-line por nós realizado, de 7 de dezembro 2016 a 15 de fevereiro 2017 (mais informação sobre este processo na secção 2. COMO obter ajuda | o que eu procuro).

O objectivo foi chegarmos, de um modo o mais participado e transparente possível, à definição dos critérios defendidos pela maioria das pessoas lesadas, interessadas, para a distribuição do dinheiro que se viesse a angariar através da AJUDADA Andanças 2016. E, em função dos critérios maioritariamente escolhidos e dos fundos conseguidos, proceder à organização do processo de distribuição do apoio financeiro possível.

1. Critérios para a distribuição do apoio financeiro

Das 109 pessoas lesadas que responderam ao questionário, uma maioria de 62%, mostrou-se a favor da distribuição dos fundos de um modo diferenciado; o critério de diferenciação depois maioritariamente votado foi o de distribuir apenas pelas pessoas que não foram ressarcidas pelas seguradoras – estando 83 pessoas nestas condições. De uma análise mais fina resulta como decisão final o seguinte:

Critério de distribuição o dinheiro angariado no Fundo Geral Comum da AJUDADA Andanças 2016 será (i) distribuído diferenciadamente pelas pessoas lesadas que responderam ao questionário referindo querer esta ajuda e (i.i) que não foram de algum modo ressarcidas pelas suas seguradoras, (i.i.i) sendo o Fundo existente distribuído por estas (83 pessoas) de modo proporcional ao valor comercial da viatura perdida.

O resultado final obtido é aqui apenas resumido no essencial e pode ser consultado com mais detalhe no Documento de síntese com o resumo dos dados e gráficos do tratamento estatístico das respostas recebidas (p.f. clicar para aceder ao documento on-line).

2. Processo de distribuição

Após dada por concluída a campanha de angariação desta AJUDADA (a 31 de agosto de 2017), apesar do montante final angariado no Fundo Geral Comum ser bastante reduzido para o que todos desejávamos e para as necessidades existentes – face ao grande número de pessoas lesadas que manifestaram o seu interesse neste apoio e aos critérios de distribuição escolhidos -, o dinheiro conseguido irá ser distribuído até ao final de setembro de 2017, pelas 83 pessoas lesadas elegíveis de acordo com esses critérios, honrando assim o compromisso assumido.

Em breve daremos neste blogue mais informações sobre a organização e o resultado final deste processo de distribuição do Fundo angariado.

 

 

Anúncios