o que eu procuro

2.2. COMO obter ajuda | o que a rede oferece | o que eu procuro

(como pessoa lesada as minhas necessidades/prioridades são…)

Para obter ajuda ou ajudar enquanto pessoa que foi lesada, poderá fazê-lo de diferentes maneiras:

a) procuro e gostaria de receber apoio financeiro

No âmbito da AJUDADA Andanças’2016, está a ser feito um esforço de angariação de fundos, com o intuito de contribuir para minorar os danos materiais das pessoas lesadas pelo incêndio de 3 de agosto. Ainda que não se possa prever quanto dinheiro se conseguirá angariar ao longo dos próximos meses, pretendemos conhecer a opinião daqueles que serão os potenciais beneficiários desta ajuda: as pessoas diretamente lesadas pelo incêndio. Para isso, foi criado um Questionário on-line (que esteve activo de 7 dez. 2016 a 15 fev. 2017) com o objetivo de conhecer as necessidades e o interesse em beneficiar da ajuda financeira que se consiga recolher e quais os critérios defendidos para a justa e transparente distribuição dessa ajuda.

Como o dinheiro que venha a ser angariado para o Fundo Geral Comum da AJUDADA Andanças 2016 só poderá ser distribuído pelas pessoas lesadas que manifestarem o seu interesse em beneficiar dessa ajuda – e o autorizarem facultando para isso os seus dados e NIB -, e como algumas pessoas não tiveram oportunidade de o fazer numa primeira fase (de 7 a 21 de Dezembro de 2016), o prazo para o preenchimento deste questionário foi prolongado até 15 de Fevereiro de 2017 (encontrando-se neste momento já encerrado e desactivado).

As respostas e dados são confidenciais e serão usados apenas para efeitos estatísticos de definição dos critérios e distribuição dos apoios financeiros através do Fundo Geral Comum, no âmbito da AJUDADA Andanças 2016.*

Concluído o prazo, os questionários preenchidos on-line foram tratados estatisticamente, para apurar os resultados, entretanto já publicamente divulgados neste blogue (a 4 de abril de 2017) e que se encontram disponíveis on-line nas secções: 3. COMO apoiar | apoio financeiro e 7. NOVIDADES deste blogue.

Para mais informação sobre a campanha de angariação e os critérios e processo de distribuição dos fundos angariados, ver p.f. secção 3.1. apoio financeiro.

(*- existindo no movimento informal e alargado que é a AJUDADA várias angariações autónomas dedicadas a apoiar directamente pessoas e grupos amigos lesados, este questionário refere-se apenas à ajuda a providenciar através do fundo comum criado para apoio geral à massa anónima de pessoas lesadas – que tiveram as suas viaturas sinistradas no incêndio.)

b) quero recorrer directamente a algum dos outros apoios disponíveis (o que a rede oferece)

Para obter mais informações ou beneficiar de qualquer dos apoios disponíveis acima referidos (apoio psicológico, jurídico, material/logístico, ou financeiro), ou procurar obter ajuda para outras necessidades específicas não previstas, poderá fazê-lo directamente através dos contactos da AJUDADA Andanças 2016:

telemóvel: 968 732 868 (Joana Oliveira, horário: 10h00-18h00);

email: ajudada@andancas.net

c) gostaria de apresentar as minhas necessidades específicas de um modo mais sigiloso

Neste caso, poderá optar por fazer-nos chegar as suas necessidades e sugestões, de um modo mais privado, ou até anónimo, através do preenchimento do seguinte formulário on-line (p.f. clicar no link em baixo):

Formulário de contacto on-line

(para pessoas lesadas)

Esta é outra maneira de percebermos como podemos ajudar? Quais as suas necessidades prioritárias neste momento (e prazos associados), decorrentes dos transtornos causados pelo incêndio?

d) tenho uma ideia ou um projecto e procuro apoios

Uma outra forma, é a possibilidade de qualquer pessoa ou grupo lesado apresentar uma ideia, propôr uma iniciativa ou projecto, de âmbito pessoal ou profissional, que gostaria de desenvolver/concretizar e para o qual procura apoio, financeiro ou de outro tipo. E submeter a sua proposta a um processo participativo de escrutínio alargado para co-financiamento (ou outras formas de apoio concreto).

Pedimos-lhe que nos faça chegar a sua ideia/proposta através dos contactos da AJUDADA-Andanças (alínea a), ou do preenchimento do formulário on-line acima (alínea b), para podermos encaminhar o seu projecto e pedido a esta rede e seus contactos, para se tentar ajudar a conseguir apoios.

Em qualquer destas três abordagens acima indicadas (a, b ou c), procuraremos sempre dar resposta tão pronta e adequada quanto possível, em função da avaliação das capacidades existentes na rede para cada situação.

e) também estou disponível para ajudar

Enquanto pessoa ou grupo lesado, se quiser também pode disponibilizar e oferecer a sua ajuda e apoio, através desta rede, a outras pessoas na mesma situação, ou a iniciativas de apoio que lhe interessem. Existem diversas pessoas que foram directamente lesadas (perderam viaturas, bens e documentos com o incêndio) e que integram esta iniciativa desde a sua origem. E outras têm-se vindo a juntar posteriormente. Às vezes, quando estamos capazes, ajudar os outros pode revelar-se uma boa forma de sermos ajudados, ou de nos ajudarmos a nós mesmos.

Para mais informações sobre como ajudar e integrar esta rede da AJUDADA Andanças 2016, p.f. ler a secção seguinte acerca de COMO apoiar.